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CURSOS

CARTEGRAFIA

PROGRAMAÇÃO 2025 

Prancheta 26.jpg

O TRABALHO CORPORAL EM 
GESTALT-TERAPIA

Por sua base epistemológica holística, a Gestalt-terapia vê o homem como um ser biopsíquico-sociocultural-espiritual; portanto, um olhar gestáltico para o fenômeno deve estar sempre incluindo o corpo. O corpo é o nosso primeiro discurso, nosso primeiro campo de informações; quando nos pensamos, não nos vemos como uma abstração, é a nossa imagem como um corpo que nos identifica. Como consciências corporificadas, é através do corpo que expressamos nossos sentimentos, nos relacionamos com o outro, com o em torno. Partindo do princípio que existência é corporeidade, e que a nossa identidade vai se  construindo no e pelo corpo, essa formação tem como objetivo, através de uma fundamentação teórica e trabalhos  vivenciais, levar o Gestalt-terapeuta a dar-se conta da importância e das várias possibilidades da inclusão do corpo na sua práxis, onde estiver atuando. Como coloca Delacroix, “ Sou  essa experiência que me é revelada  por minha corporeidade.” (2008, p .24)

OBJETIVOS

1. Entender os fundamentos básicos do trabalho de corpo na abordagem gestáltica.

2. Compreender e experienciar os níveis do trabalho corporal na Gestalt-terapia.

3 Desenvolver a corporal e o seu enraizamento e, consequentemente, a sua qualidade de presença na relação.

4. Aprender a aplicar os vários recursos corporais.

5.Desenvolver habilidades do trabalho corporal em áreas de atuação específicas

.

PROGRAMA

  1. Gestalt-terapia uma abordagem corporal – Lika Queiroz e Vanessa Brito

  • Importância e cuidados no trabalho corporal 

2. A influência de Reich na Gestalt-terapia

3. A corporeidade em Merleau Ponty

4. Níveis da inclusão do corpo no trabalho do Gestalt-terapeuta

5. Configurações anátomo-emocionais do corpo -

6. O trabalho com a imagem corporal –

7. Base neurofisiológica- Flora Couto

8. Psicossomática I – O olhar de Groddeck – Dorval Tessari

9. Psicossomática II – Trabalhando o órgão de choque – Sílvia Ivanko

            10. Desenvolvendo a propriocepção. – Lika Queiroz

  • O trabalho com os 5 sentidos – Jorge Ponciano

11. Enraizamento, respiração, leitura corporal – Lika Queiroz

12. Corpografias nas cartas e imagens – Roberta Braga

13. A bilateralidade como recurso – Flora Couto

14. Toques sutis, profundos e técnicas de Relaxamento – Flora Couto e       Lika Queiroz

15. Corpo e movimento – Raimundo Severo, Ana Trevisan, Ludmila Nunes

16. Corpo e arte: tapetes sensoriais – Ana Maria Rodrigues

17. Corpo e ludicidade – Wilson Luís

18. Meditação ativa –Aline Campos

19. Trabalhando a sexualidade no contexto clínico- Fabiane Silva

20. O trabalho de corpo com crianças – Odile Britto

21. A dimensão espiritual do corpo – Fátima Martucelli

.

METODOLOGIA

  A formação será teórico vivencial, com duração de 13 meses. As aulas são online, às quartas feiras, das 19:30 às 22:00s, além de 3 residenciais que serão realizados na Fazenda Canta Galo, no município de Mata de São João, na Bahia, tendo início na quinta-feira à tarde e encerrando no domingo às 13:00hs, exceto o residencial de encerramento que terá início na sexta à tarde finalizando domingo 13horas.

Residenciais: 20 a 23 /03, 18 a 21/09/25, 13 a 15/03/26

 

CARGA HORÁRIA

Módulos teórico vivenciais: 154 horas aula

Residenciais: 69 horas aula

Total: 223 horas aula

Prancheta 16.jpg

OBJETIVO

Esta formação tem como objetivo o desenvolvimento de uma postura ética e habilidades terapêuticas, assim como a aprendizagem de um bojo teórico-filosófico e instrumentais técnicos necessários a um Gestalt-terapeuta para a realização de um trabalho eficaz na área em que esteja atuando. Esta meta só poderá ser atingida através do investimento teórico-vivencial de cada membro da formação.


DURAÇÃO E MODALIDADE

Metodologia: O curso será presencial tem a duração de (28) vinte e oito meses. Todo o curso será desenvolvido através de classes teórico vivenciais mensais, entre as quais três serão workshops vivenciais de aprofundamento prático. No último ano será incluído o estágio supervisionado, e um encontro com o supervisor do estágio de orientação do relatório de estágio a ser apresentado ao término do curso. Os alunos de outros estados e municípios poderão fazer o estágio e supervisão no seu local de origem, com supervisores indicados pela coordenação.

Datas e Carga horária:
Total geral: 491 horas
Início:  Março de 2026
Horários:​​ 

Sexta: 15:00 às 20:00hs                                                                                                                                                                            

Sábado: 09:00 às 17:30

 

CLIENTELA
Psicólogos, médicos e alunos do curso de Psicologia ou Medicina a partir do sétimo período.
 

PROGRAMAÇÃO/ CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Será informado após efetuar a matrícula
 

INVESTIMENTO:

Taxa de Matrícula e mensalidade à confirmar

 

PRÉ INSCRIÇÕES ABERTAS

CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTALT-TERAPIA

FORMAÇÃO GESTALT

Obrigado pelo envio!

CRIANÇA
LUTO

MINI CURSO - SONHOS

Como você tem sonhado? O que os teus sonhos tem a dizer sobre você? E seus clientes, eles tem falado sobre seus sonhos? Como trabalhar o sonho na clinica sem fazer julgamentos ou buscar significados genéricos para isso?

 

O objetivo deste curso é capacitar psicoterapeutas, psicólogos, estudantes de psicologia, psiquiatras, residentes em psiquiatria, e em especial, gestalt-terapeutas, a compreenderem a importância e potencial do sonho assim como desenvolver repertório compreensivo sobre o modo como se expressa na clínica gestáltica, experimentando desde a ideia fundamental sobre o sonhar até o manejo clinico do sonho em atendimentos.

SONHOS

Neste curso de caráter teórico-vivencial nós experimentaremos:

 

- Sonho e seus reflexos na contemporaneidade;

- Os vários tipos de sonhos e suas diferenças;

- O sonho e suas faces de compreensão e construção: cultural, religiosa, fisiológica e psicológica;

- O método gestáltico com sonhos: fundamentos, manejo e compreensão;

- Sonhos como meta-experimento: as possibilidades criativas na clínica a partir do relato do sonho.

Horário:                                                                                                                                                                                              

Sexta 16hs às 19hs 
Sábado 08:00 às 12:30 e 14hs às 18:30

MINI CURSO - FUNDAMENTOS DE
PSICOPATOLOGIA CLÍNICA

PSICOPATOLOGIA

Docente: Mariama Furtado

Data: 11 de outubro de 2025, sábado

Horário: 9h às 18h30

CH: 8 horas

Modalidade: Online, aula ao vivo.

Justificativa

Inicialmente muitos gestalt-terapeutas se colocavam resistentes aos estudos da psicopatologia e o fizeram sustentando uma importante crítica que denunciava a centralidade do uso de categorias sem pensar as singularidades. No entanto, hoje entendemos que a compreensão diagnóstica não se limita a atribuição de um diagnóstico ao cliente. Ela envolve um olhar complexo para a situação terapêutica e a situação de vida do cliente como um todo.

Entendemos que o trabalho terapêutico não é possível sem uma adequada compreensão diagnóstica que lhe dê suporte e norte. Uma compreensão diagnóstica processual – que não se pretende definitiva nem ser a verdade sobre o cliente - envolve um olhar complexo para a situação terapêutica e a situação de vida do cliente como um todo: mapear os problemas, possibilidades, desafios, enfrentamentos, potências, ajustamentos, o campo de vida, quais são seus pontos de saúde, etc. Tudo isso faz parte de um movimento de diagnosticar, que num sentido mais amplo significa compreender a situação. Buscaremos, portanto, apresentar as bases da psicopatologia fenomenológica em diálogo com a clínica gestáltica, sustentados por um pensamento crítico aos processos de medicalização da existência.  Pretendemos, assim, pensar propostas de uma gestalt-terapia ampliada, desconstruindo estigmas sobre o sofrimento psíquico agravado e promovendo o cuidado em saúde mental.

Objetivos

Pretende-se que o/a profissional ou estudante inscrito/a possa conhecer a posição epistemológica da clínica gestáltica em sua fundamentação fenomenológica; conhecer os fundamentos da psicopatologia fenomenológica; compreender o posicionamento crítico no âmbito da psicopatologia a partir da noção de interseccionalidade e das discussões sobre saúde mental e cultura.

 

 

Conteúdo Programático

 

  • A perspectiva da Psicopatologia Fenomenológica

  • Diagnóstico processual em Gestalt-terapia

  • A concepção de saúde e doença para a Gestalt-terapia: interdependência ecológica, campo e ambiente

  • Contribuições de autores importantes da psiquiatria fenomenológica: L. Binswanger, Medard Boss, Arthur Tatossian.

  • Saúde Mental, Fenomenologia crítica e Interseccionalidade.

  • Saúde Mental e Cultura Contemporânea

  • Discussões contemporâneas sobre neurociência e saúde mental à luz da fenomenologia: “o cérebro é um órgão relacional”.

  • Exemplos clínicos do olhar fenomenológico-gestáltico no estudo dos sofrimentos agravados.

 

 

Metodologia de Ensino

Aula expositiva, discussão em grupo, vídeos, discussão de casos clínicos e uso de recursos experimentais como vivências didáticas.

PREENCHA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ABAIXO E FAÇA O PAGAMENTO NO BOTÃO AO LADO

Obrigado pelo envio!

Docente: Jorge Ponciano Ribeiro
Data: 20 de Setembro de 2025, sábado.
Horário: 09:00 as 18:00
CH: 8 horas
Modalidade: Presencial (no IGTBA)

Tópicos do curso: 
1. O grupo como um campo de presença. 

2. O grupo como expressão da relação organismo/ambiente. 

3. Fazes  hipotéticas do grupo. 

4. Experimentos grupais. 

5. Grupo e sua aplicação clínica.

GRUPAL

MINICURSO - O PROCESSO GRUPAL

Trauma

CURSO DE FORMAÇÃO
O TRABALHO COM TRAUMA
EM GESTALT-TERAPIA

I APRESENTAÇÃO

 Situações traumáticas são experiências para as quais a pessoa ou o coletivo não têm suporte para integrá-las, ficando como gestalten interrompidas, gerando um impacto fisiológico, emocional e cognitivo, interferindo com as relações de campo organismo –meio. A nossa abordagem é uma abordagem experiencial, trabalhamos trazendo a nossa clientela do falar sobre para o experienciar, o que, no lidar com as situações traumáticas, torna-se algo muito delicado, pois podemos inadvertidamente retraumatizarmos no lugar de restaurarmos as situações inacabadas. Ou seja, trabalhar com essa dimensão que vai do socorro individual ao coletivo, implica em ajudarmos nossa clientela a  criar um lugar de segurança onde possa começar a desativar as memórias que ficaram impregnadas no corpo, a encontrar forças para sobreviver, quando o horizonte do futuro desapareceu. Trabalhar com situações traumáticas nos convoca a acreditarmos na capacidade humana de se autorregular mesmo nas situações mais inóspitas, e a não perdermos a fé nem a esperança.                        

 

II OBJETIVO

Esta formação tem como objetivo fornecer uma fundamentação teórica sólida sobre os processos traumáticos, assim como o desenvolvimento de uma postura ética, habilidades terapêuticas, e a  aprendizagem de  recursos técnicos necessários a um Gestalt- terapeuta para a realização de um trabalho eficaz ao lidar com os contextos traumáticos. Esta meta só poderá ser atingida através do investimento teórico-vivencial de cada membro da formação.

III - DURAÇÃO E MODALIDADE DE TRABALHO

 

Metodologia: O curso tem a duração de um ano e três meses. O programa será desenvolvido online, através módulos semanais teóricos vivenciais, três módulos residenciais de aprofundamento prático e seis meses de supervisão em grupo.

 

Carga horária:

Classes semanais – 150 horas aula

Residenciais – 66 horas aula

Supervisão – 12 horas

Total – 228 horas aula

Horário:

Classes semanais- terça feira das 19:30 às 22:00hs

 

Residenciais

Quinta feira das 16:00 às 19:00hs

                              20:00 às 21:30hs

 Sexta e Sábado das   09:00 às 12:30hs    

                                       15:00 às 19:00hs   

                                       20:00 às 21:30hs    

Domingo das 08:30 às 12:00hs   

 

Datas dos residenciais: 27 a 30/11/25, 09 a 12/04/25 e 22 a 25/10/25

 

IV- CLIENTELA

Psicólogos, médicos e alunos do curso de Psicologia a partir do 9º período.

                                          

V - PROGRAMA:

  1.  Introdução

    1. Conceito de trauma

    2. Autorregularão e trauma

    3. Teoria paradoxal da mudança e trauma

    4. Níveis de continuidade

    5. Resiliência

    6. Extensão do trauma

    7. Tipos de trauma

    8. Consequências do trauma

 

  1. Compreensão neurológica do trauma

    1. Cérebro triuno

    2. Sistema nervoso autônomo

    3. Teoria polivagal

    4. Ciclo do contato e o trauma

    5.  Emergência segura e S.N.A.

    6. Conexão coração cérebro

    7. Tipos de apego e impacto no sistema nervoso

    8. Respostas de orientação

    9. Respostas de defesa

    10. Graus de stress e respostas de sobrevivência

 

  1. Traumas em diferentes fases da vida

    1. Traumas perinatais

    2. Traumas na infância

    3. Traumas na velhice

 

  1. Disfunções de contato como consequências do trauma

    1. Transtorno de Stress Agudo

    2. Transtorno de Stress Pós-Traumático (TEPT)

    3. Ansiedade, ataques de pânico e fobias

    4. Sintomas somáticos

    5. Transtornos dissociativos

 

5. Trabalhando situações traumáticas

  1.  

    1. Identificando sinais de trauma

    2. A linguagem do corpo

    3. Atitude do terapeuta

    4. Transferência e contratransferência no lidar com traumas: ressonância de campos

    5. Desenvolvendo recursos somáticos para estabilização

    6. Identificando como estão as respostas de orientação

    7. Trabalhando a gradação

    8. Ressignificação dos introjetos

    9. Metáforas no tratamento de memórias traumáticas

    10. Enraizamento

    11. Respiração

    12. Centramento

    13. Direção de comportamentos

    14. Modulação do sistema nervoso

    15. Toques

    16. Técnicas de relaxamento

    17. Identificação dos recursos peritraumáticos e desenvolvimento de novos recursos

    18. Trauma e processos dissociativos: um diálogo entre as partes e bilateralidade

 

  1. Trabalhando os traumas com crianças

 

  1. Especificidades no contexto hospitalar

 

8 . Emergências e desastres

  1.  

  2.  

    1. Conceito de emergência e desastre

    2. Efeitos de situações de crise no indivíduo e na comunidade

    3. Resiliência

    4. Competências do terapeuta: técnica e pessoal

    5. Classificação das vítimas

    6. Níveis de ações do Gestalt-terapeuta

    7. Pósvenção

 

Docente: Lika Queiroz

Docentes convidadas:   Ana Carolina Fernandes

    Andressa Franco

    Carla Alegria

    Flora Couto

    Maiara Bastos

    Odile Britto

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Obrigado pelo envio!

CURSOS

CARTEGRAFIA

PROGRAMAÇÃO 2025 

Prancheta 26.jpg

O TRABALHO CORPORAL EM 
GESTALT-TERAPIA

Por sua base epistemológica holística, a Gestalt-terapia vê o homem como um ser biopsíquico-sociocultural-espiritual; portanto, um olhar gestáltico para o fenômeno deve estar sempre incluindo o corpo. O corpo é o nosso primeiro discurso, nosso primeiro campo de informações; quando nos pensamos, não nos vemos como uma abstração, é a nossa imagem como um corpo que nos identifica. Como consciências corporificadas, é através do corpo que expressamos nossos sentimentos, nos relacionamos com o outro, com o em torno. Partindo do princípio que existência é corporeidade, e que a nossa identidade vai se  construindo no e pelo corpo, essa formação tem como objetivo, através de uma fundamentação teórica e trabalhos  vivenciais, levar o Gestalt-terapeuta a dar-se conta da importância e das várias possibilidades da inclusão do corpo na sua práxis, onde estiver atuando. Como coloca Delacroix, “ Sou  essa experiência que me é revelada  por minha corporeidade.” (2008, p .24)

OBJETIVOS

1. Entender os fundamentos básicos do trabalho de corpo na abordagem gestáltica.

2. Compreender e experienciar os níveis do trabalho corporal na Gestalt-terapia.

3 Desenvolver a corporal e o seu enraizamento e, consequentemente, a sua qualidade de presença na relação.

4. Aprender a aplicar os vários recursos corporais.

5.Desenvolver habilidades do trabalho corporal em áreas de atuação específicas

.

PROGRAMA

  1. Gestalt-terapia uma abordagem corporal – Lika Queiroz e Vanessa Brito

  • Importância e cuidados no trabalho corporal 

2. A influência de Reich na Gestalt-terapia

3. A corporeidade em Merleau Ponty

4. Níveis da inclusão do corpo no trabalho do Gestalt-terapeuta

5. Configurações anátomo-emocionais do corpo -

6. O trabalho com a imagem corporal –

7. Base neurofisiológica- Flora Couto

8. Psicossomática I – O olhar de Groddeck – Dorval Tessari

9. Psicossomática II – Trabalhando o órgão de choque – Sílvia Ivanko

            10. Desenvolvendo a propriocepção. – Lika Queiroz

  • O trabalho com os 5 sentidos – Jorge Ponciano

11. Enraizamento, respiração, leitura corporal – Lika Queiroz

12. Corpografias nas cartas e imagens – Roberta Braga

13. A bilateralidade como recurso – Flora Couto

14. Toques sutis, profundos e técnicas de Relaxamento – Flora Couto e       Lika Queiroz

15. Corpo e movimento – Raimundo Severo, Ana Trevisan, Ludmila Nunes

16. Corpo e arte: tapetes sensoriais – Ana Maria Rodrigues

17. Corpo e ludicidade – Wilson Luís

18. Meditação ativa –Aline Campos

19. Trabalhando a sexualidade no contexto clínico- Fabiane Silva

20. O trabalho de corpo com crianças – Odile Britto

21. A dimensão espiritual do corpo – Fátima Martucelli

.

METODOLOGIA

  A formação será teórico vivencial, com duração de 13 meses. As aulas são online, às quartas feiras, das 19:30 às 22:00s, além de 3 residenciais que serão realizados na Fazenda Canta Galo, no município de Mata de São João, na Bahia, tendo início na quinta-feira à tarde e encerrando no domingo às 13:00hs, exceto o residencial de encerramento que terá início na sexta à tarde finalizando domingo 13horas.

Residenciais: 20 a 23 /03, 18 a 21/09/25, 13 a 15/03/26

 

CARGA HORÁRIA

Módulos teórico vivenciais: 154 horas aula

Residenciais: 69 horas aula

Total: 223 horas aula

Prancheta 16.jpg

OBJETIVO

Esta formação tem como objetivo o desenvolvimento de uma postura ética e habilidades terapêuticas, assim como a aprendizagem de um bojo teórico-filosófico e instrumentais técnicos necessários a um Gestalt-terapeuta para a realização de um trabalho eficaz na área em que esteja atuando. Esta meta só poderá ser atingida através do investimento teórico-vivencial de cada membro da formação.


DURAÇÃO E MODALIDADE

Metodologia: O curso será presencial tem a duração de (28) vinte e oito meses. Todo o curso será desenvolvido através de classes teórico vivenciais mensais, entre as quais três serão workshops vivenciais de aprofundamento prático. No último ano será incluído o estágio supervisionado, e um encontro com o supervisor do estágio de orientação do relatório de estágio a ser apresentado ao término do curso. Os alunos de outros estados e municípios poderão fazer o estágio e supervisão no seu local de origem, com supervisores indicados pela coordenação.

Datas e Carga horária:
Total geral: 491 horas
Início:  Março de 2026
Horários:​​ 

Sexta: 15:00 às 20:00hs                                                                                                                                                                            

Sábado: 09:00 às 17:30

 

CLIENTELA
Psicólogos, médicos e alunos do curso de Psicologia ou Medicina a partir do sétimo período.
 

PROGRAMAÇÃO/ CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Será informado após efetuar a matrícula
 

INVESTIMENTO:

Taxa de Matrícula e mensalidade à confirmar

 

PRÉ INSCRIÇÕES ABERTAS

CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTALT-TERAPIA

FORMAÇÃO GESTALT
CRIANÇA
Prancheta 4.jpg

MINI CURSO - O TRABALHO COM

A CRIANÇA INTERIOR

Ao longo dos 46 anos em que trabalho com adultos, pude observar que grande parte dos bloqueios e sintomas que  eles vivenciam têm origem na vida intrauterina e na infância. Como coloca Murgo, [...],  “ chegamos a esse mundo em um estado de total vulnerabilidade, onde nossa sobrevivência depende só do cuidado amoroso que nos brindam quem nos recebe”.  

As desconfirmações, abandonos, violências perpetradas por aqueles de quem se esperava atenção e cuidado, geram situações inacabadas que, se não forem trabalhadas, provocam interrupções de contato   que impactam profundamente na qualidade de vida das pessoas. Estas influenciam suas escolhas, gerando sintomas físicos e psicológicos. Trabalhar com a criança interior é um processo delicado que exige do profissional um conhecimento técnico para lidar com os traumas de desenvolvimento. Assim, criamos esse treinamento teórico vivencial, objetivando capacitar os alunos para lidarem com as sequelas dos traumas infantis nos seus clientes.

PROGRAMA

Identificando a criança traumatizada no adulto

Bases Neurofisiológicas

Traumas perinatais

Compreendendo o trauma de desenvolvimento

Recursos para trabalhar as situações inacabadas

Resgatando a “criança livre”.

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LUTO

MINI CURSO - SONHOS

Como você tem sonhado? O que os teus sonhos tem a dizer sobre você? E seus clientes, eles tem falado sobre seus sonhos? Como trabalhar o sonho na clinica sem fazer julgamentos ou buscar significados genéricos para isso?

 

O objetivo deste curso é capacitar psicoterapeutas, psicólogos, estudantes de psicologia, psiquiatras, residentes em psiquiatria, e em especial, gestalt-terapeutas, a compreenderem a importância e potencial do sonho assim como desenvolver repertório compreensivo sobre o modo como se expressa na clínica gestáltica, experimentando desde a ideia fundamental sobre o sonhar até o manejo clinico do sonho em atendimentos.

SONHOS

Neste curso de caráter teórico-vivencial nós experimentaremos:

 

- Sonho e seus reflexos na contemporaneidade;

- Os vários tipos de sonhos e suas diferenças;

- O sonho e suas faces de compreensão e construção: cultural, religiosa, fisiológica e psicológica;

- O método gestáltico com sonhos: fundamentos, manejo e compreensão;

- Sonhos como meta-experimento: as possibilidades criativas na clínica a partir do relato do sonho.

Horário:                                                                                                                                                                                              

Sexta 16hs às 19hs 
Sábado 08:00 às 12:30 e 14hs às 18:30

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MINI CURSO - FUNDAMENTOS DE
PSICOPATOLOGIA CLÍNICA

PSICOPATOLOGIA

Docente: Mariama Furtado

Data: 11 de outubro de 2025, sábado

Horário: 9h às 18h30

CH: 8 horas

Modalidade: Online, aula ao vivo.

Justificativa

Inicialmente muitos gestalt-terapeutas se colocavam resistentes aos estudos da psicopatologia e o fizeram sustentando uma importante crítica que denunciava a centralidade do uso de categorias sem pensar as singularidades. No entanto, hoje entendemos que a compreensão diagnóstica não se limita a atribuição de um diagnóstico ao cliente. Ela envolve um olhar complexo para a situação terapêutica e a situação de vida do cliente como um todo.

Entendemos que o trabalho terapêutico não é possível sem uma adequada compreensão diagnóstica que lhe dê suporte e norte. Uma compreensão diagnóstica processual – que não se pretende definitiva nem ser a verdade sobre o cliente - envolve um olhar complexo para a situação terapêutica e a situação de vida do cliente como um todo: mapear os problemas, possibilidades, desafios, enfrentamentos, potências, ajustamentos, o campo de vida, quais são seus pontos de saúde, etc. Tudo isso faz parte de um movimento de diagnosticar, que num sentido mais amplo significa compreender a situação. Buscaremos, portanto, apresentar as bases da psicopatologia fenomenológica em diálogo com a clínica gestáltica, sustentados por um pensamento crítico aos processos de medicalização da existência.  Pretendemos, assim, pensar propostas de uma gestalt-terapia ampliada, desconstruindo estigmas sobre o sofrimento psíquico agravado e promovendo o cuidado em saúde mental.

Objetivos

Pretende-se que o/a profissional ou estudante inscrito/a possa conhecer a posição epistemológica da clínica gestáltica em sua fundamentação fenomenológica; conhecer os fundamentos da psicopatologia fenomenológica; compreender o posicionamento crítico no âmbito da psicopatologia a partir da noção de interseccionalidade e das discussões sobre saúde mental e cultura.

 

 

Conteúdo Programático

 

  • A perspectiva da Psicopatologia Fenomenológica

  • Diagnóstico processual em Gestalt-terapia

  • A concepção de saúde e doença para a Gestalt-terapia: interdependência ecológica, campo e ambiente

  • Contribuições de autores importantes da psiquiatria fenomenológica: L. Binswanger, Medard Boss, Arthur Tatossian.

  • Saúde Mental, Fenomenologia crítica e Interseccionalidade.

  • Saúde Mental e Cultura Contemporânea

  • Discussões contemporâneas sobre neurociência e saúde mental à luz da fenomenologia: “o cérebro é um órgão relacional”.

  • Exemplos clínicos do olhar fenomenológico-gestáltico no estudo dos sofrimentos agravados.

 

 

Metodologia de Ensino

Aula expositiva, discussão em grupo, vídeos, discussão de casos clínicos e uso de recursos experimentais como vivências didáticas.

PREENCHA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ABAIXO E FAÇA O PAGAMENTO NO BOTÃO AO LADO

Docente: Jorge Ponciano Ribeiro
Data: 20 de Setembro de 2025, sábado.
Horário: 09:00 as 18:00
CH: 8 horas
Modalidade: Presencial (no IGTBA)

Tópicos do curso: 
1. O grupo como um campo de presença. 

2. O grupo como expressão da relação organismo/ambiente. 

3. Fazes  hipotéticas do grupo. 

4. Experimentos grupais. 

5. Grupo e sua aplicação clínica.

GRUPAL

MINICURSO - O PROCESSO GRUPAL

PREENCHA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ABAIXO E FAÇA O PAGAMENTO NO BOTÃO AO LADO

Trauma

CURSO DE FORMAÇÃO
O TRABALHO COM TRAUMA
EM GESTALT-TERAPIA

I APRESENTAÇÃO

 Situações traumáticas são experiências para as quais a pessoa ou o coletivo não têm suporte para integrá-las, ficando como gestalten interrompidas, gerando um impacto fisiológico, emocional e cognitivo, interferindo com as relações de campo organismo –meio. A nossa abordagem é uma abordagem experiencial, trabalhamos trazendo a nossa clientela do falar sobre para o experienciar, o que, no lidar com as situações traumáticas, torna-se algo muito delicado, pois podemos inadvertidamente retraumatizarmos no lugar de restaurarmos as situações inacabadas. Ou seja, trabalhar com essa dimensão que vai do socorro individual ao coletivo, implica em ajudarmos nossa clientela a  criar um lugar de segurança onde possa começar a desativar as memórias que ficaram impregnadas no corpo, a encontrar forças para sobreviver, quando o horizonte do futuro desapareceu. Trabalhar com situações traumáticas nos convoca a acreditarmos na capacidade humana de se autorregular mesmo nas situações mais inóspitas, e a não perdermos a fé nem a esperança.                        

 

II OBJETIVO

Esta formação tem como objetivo fornecer uma fundamentação teórica sólida sobre os processos traumáticos, assim como o desenvolvimento de uma postura ética, habilidades terapêuticas, e a  aprendizagem de  recursos técnicos necessários a um Gestalt- terapeuta para a realização de um trabalho eficaz ao lidar com os contextos traumáticos. Esta meta só poderá ser atingida através do investimento teórico-vivencial de cada membro da formação.

III - DURAÇÃO E MODALIDADE DE TRABALHO

 

Metodologia: O curso tem a duração de um ano e três meses. O programa será desenvolvido online, através módulos semanais teóricos vivenciais, três módulos residenciais de aprofundamento prático e seis meses de supervisão em grupo.

 

Carga horária:

Classes semanais – 150 horas aula

Residenciais – 66 horas aula

Supervisão – 12 horas

Total – 228 horas aula

Horário:

Classes semanais- terça feira das 19:30 às 22:00hs

 

Residenciais

Quinta feira das 16:00 às 19:00hs

                              20:00 às 21:30hs

 Sexta e Sábado das   09:00 às 12:30hs    

                                       15:00 às 19:00hs   

                                       20:00 às 21:30hs    

Domingo das 08:30 às 12:00hs   

 

Datas dos residenciais: 27 a 30/11/25, 09 a 12/04/25 e 22 a 25/10/25

 

IV- CLIENTELA

Psicólogos, médicos e alunos do curso de Psicologia a partir do 9º período.

                                          

V - PROGRAMA:

  1.  Introdução

    1. Conceito de trauma

    2. Autorregularão e trauma

    3. Teoria paradoxal da mudança e trauma

    4. Níveis de continuidade

    5. Resiliência

    6. Extensão do trauma

    7. Tipos de trauma

    8. Consequências do trauma

 

  1. Compreensão neurológica do trauma

    1. Cérebro triuno

    2. Sistema nervoso autônomo

    3. Teoria polivagal

    4. Ciclo do contato e o trauma

    5.  Emergência segura e S.N.A.

    6. Conexão coração cérebro

    7. Tipos de apego e impacto no sistema nervoso

    8. Respostas de orientação

    9. Respostas de defesa

    10. Graus de stress e respostas de sobrevivência

 

  1. Traumas em diferentes fases da vida

    1. Traumas perinatais

    2. Traumas na infância

    3. Traumas na velhice

 

  1. Disfunções de contato como consequências do trauma

    1. Transtorno de Stress Agudo

    2. Transtorno de Stress Pós-Traumático (TEPT)

    3. Ansiedade, ataques de pânico e fobias

    4. Sintomas somáticos

    5. Transtornos dissociativos

 

5. Trabalhando situações traumáticas

  1.  

    1. Identificando sinais de trauma

    2. A linguagem do corpo

    3. Atitude do terapeuta

    4. Transferência e contratransferência no lidar com traumas: ressonância de campos

    5. Desenvolvendo recursos somáticos para estabilização

    6. Identificando como estão as respostas de orientação

    7. Trabalhando a gradação

    8. Ressignificação dos introjetos

    9. Metáforas no tratamento de memórias traumáticas

    10. Enraizamento

    11. Respiração

    12. Centramento

    13. Direção de comportamentos

    14. Modulação do sistema nervoso

    15. Toques

    16. Técnicas de relaxamento

    17. Identificação dos recursos peritraumáticos e desenvolvimento de novos recursos

    18. Trauma e processos dissociativos: um diálogo entre as partes e bilateralidade

 

  1. Trabalhando os traumas com crianças

 

  1. Especificidades no contexto hospitalar

 

8 . Emergências e desastres

  1.  

  2.  

    1. Conceito de emergência e desastre

    2. Efeitos de situações de crise no indivíduo e na comunidade

    3. Resiliência

    4. Competências do terapeuta: técnica e pessoal

    5. Classificação das vítimas

    6. Níveis de ações do Gestalt-terapeuta

    7. Pósvenção

 

Docente: Lika Queiroz

Docentes convidadas:   Ana Carolina Fernandes

    Andressa Franco

    Carla Alegria

    Flora Couto

    Maiara Bastos

    Odile Britto

PREENCHA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ABAIXO E FAÇA O PAGAMENTO NO BOTÃO AO LADO

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