top of page

QUEM SOMOS

Maria Alice Queiroz de Brito, Lika Queiroz é a sócia-fundadora e uma das pioneiras em Gestalt-Terapia no Brasil. Lika fez parte do primeiro grupo de gestalt-terapeutas do Brasil com Maureen Miller (gestalt-terapeuta que fazia parte da equipe de Carl Rogers no Center for Studies of the Person) e do primeiro grupo de treinamento em Gestalt-terapia com Francisco Huneus e Adriana Schnake, ambas as turmas do Rio de Janeiro na década de 70. Lika Queiroz também foi fundadora e vice-presidente do Instituto de Gestalt-Terapia do Nordeste com sede em Maceió, Alagoas e que abarcava formações e especializações no norte e no nordeste do Brasil. Ela trouxe a Gestalt-Terapia para a Bahia em 1993 quando retornou a Salvador e montou o primeiro grupo de formação.

Três anos depois, Marcelo Ribeiro, gestalt-terapeuta formado em Alagoas também retorna a Salvador, sendo convidado por Lika a ministrar, junto com ela, as classes no segundo grupo que havia iniciado. Em 1998, através de Marcelo, Aline Campos, gestalt-terapeuta formada em Londres pelo Instituto Metanoia, se integra ao grupo, e, com a ida de Marcelo para o Canadá, Aline e Lika dão continuidade à expansão da abordagem formando novos grupos e ministrando palestras; outros cursos também são ofertados como Psicoterapia Breve na Abordagem Gestáltica, Recursos Técnicos na Prática Clínica, A Caixa de Areia como uma Proposta de Experimento.

Em 2000 um sonho é realizado com a criação do Instituto de Gestalt-terapia da Bahia, dirigido por Lika Queiroz e Aline Campos, e, posteriormente, contando com o apoio de Luiz Fernando Calaça, gestalt-terapeuta formado por ambas. O Instituto, através de Lika Queiroz, leva a Gestalt-terapia para outros estados como Sergipe, Rondônia, Piauí. Seu corpo docente se amplia integrando ex-alunos como Ana Emília Teixeira, Andressa Franco, Aline Palmeira, Bárbara Azevedo, Dafne Suit, Denilúcia Santos, Giovana Mesquita, Luciana Laranjeira, Marcelo Ladeia, Priscila Lima, Renata Tanure, Samira Simon, Taís Galo, Flora Couto e Ana Maria Rodrigues.

​

WhatsApp Image 2022-10-21 at 22.16.04.jpeg

A HISTÓRIA DO IGTBA

WhatsApp Image 2022-10-21 at 22.16.03.jpeg

Em 2008, através da chancela da Fundação Bahiana para o Desenvolvimento da Ciência – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, temos o orgulho de ver a nossa formação tornar-se uma pós-graduação Lato Sensu. Em 2010 o IGTBa se expande, com a chegada de Andressa Franco e Priscila Lima, que passam também a integrar a diretoria, agregando valor e trazendo outras possibilidades de capacitação e serviços à comunidade, como os “Sábados Gestálticos” e a Pós Graduação Lato Senso em Dependência Química na Perspectiva Humanista. 2010 também foi o ano em que o Instituto implantou sua primeira sede com secretaria integrando Ana Rita ao nosso quadro de colaboradores. Foi neste mesmo ano ainda, que o IGTBa realizou o primeiro Gestalt-Bahia, um Encontro onde a comunidade gestáltica baiana pode apresentar à comunidade soteropolitana, o que vinha desenvolvendo em termos de projetos e trabalhos e puderam presenciar conferências do ilustre Dr.Jorge Ponciano Ribeiro.

Em 2010, também promovemos o workshop “Mindfulness e Enfretamento: um diálogo com a Gestalt-Terapia” com a professora doutora pela Universidade do Tenesse Sonia Beck que também é psicoterapeuta no serviço de atendimento clínico na Universidade de Vanderbilt, Tenesse, EUA. Em 2011 iniciou-se a primeira turma de especialização em Dependência Química na Perspectiva Humanista e tivemos o imenso prazer de ter como estudantes do nosso curso a equipe multidisciplinar do Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas (CATA) das Obras Assistênciais Irmã Dulce. Em 2012 o IGTBa estabelece parceria com o Instituto La Montera (Sevilla, Espanha) através de Lika Queiroz que passou a integrar o corpo docente da formação dos Gestalt-terapeutas espanhóis promovida por Ramón Resino. Neste mesmo ano também recebemos Valentina Barlacchi, atriz, gestalt-terapeuta e professora do corpo docente do Instituto Gestalt de Florença na Itália promovendo, numa parceria com o IGTBA, o curso “Teatro e Gestalt”.

No início de 2013, numa parceria com o Instituto Vida Plena, o IGTBA leva sua especialização em Gestalt-Terapia para o estado de Rondônia. Atualmente o Instituto de Gestalt-Terapia da Bahia também mantém parceria com o Centro Gestáltico de Fortaleza e com o Centro de Capacitação em Gestalt-Terapia do Pará (CCGT). Hoje, além dos programas já citados, oferecemos os cursos Introdução à Gestalt-terapia, Recursos Técnicos, Reconfigurando o Campo Familiar: um Enfoque Transgeracional, Intervenções de Curta Duração nas Áreas Clínica, Hospitalar e Psicossocial, O trabalho com Sonhos em Gestalt-terapia, a Formação do Trabalho com traumas em Gestalt-terapia, o projeto Gestalt no Palco, este último em parceria com a Livraria Culturae, entre outros.

O IGTBa também tem muito orgulho em poder citar como parte da sua história cursos desenvolvidos com ilustres e queridos convidados de diferentes regiões do Brasil tais quais: Jorge Ponciano Ribeiro (Brasília, 2011) Sheila Anthony (Brasília, 2011), Enio Britto Pinto(São Paulo, 2010, 2012), Leda Delmontes ( Aracaju,2011), Cíntia Lavratti (Pará, 2010, 2011, 2012), Mônica Alvim (UFRJ, 2012), Angela Schillings (Santa Catarina) Fátima Diogenes (Fortaleza), Selma Ciornai (SPaulo) Beatriz Cardella (SPaulo),  Alberto Lima (Portugal), Wilson Luís Farias, Ana Rosa Ferreira Ramos (Itália)

Já tínhamos gestalt-terapeutas desenvolvendo trabalhos em hospitais, escolas, empresas, na área psico-social; e hoje há gestalt-terapeutas docentes e supervisores em praticamente todos os cursos de Psicologia da cidade de Salvador e no interior do estado expandindo a nossa abordagem na comunidade baiana com comprometimento, consistência e ética.

O QUE É GESTALT

A Gestalt Terapia, também chamada de Abordagem Gestáltica, foi criada pelos judeus alemães Friedrich Salomon Perls (Fritz) e Lore Posner Perls (Laura). É uma terapia fenomenológica existencial que foi fecundada no caldeirão político e cultural da Alemanha na década de vinte, gestada na África do Sul nos anos 40 e nascida em 1951, em New York. Naquela época, estava surgindo nos Estados Unidos o movimento denominado “3º Força” na Psicologia ( Psicologia Humanista ), em contrapartida ao Behaviorismo e à Psicanálise, (1º e 2º forças, respectivamente), conferindo ao homem a condição de sujeito e não de objeto de estudo, responsável por suas escolhas. Nessa perspectiva, surge a Gestalt Terapia, como um de seus expoentes, enfatizando o auto-conhecimento, satisfação, auto-suporte e crescimento pessoal; vendo o homem como capaz de se auto-gerir, de se auto-regular.

tecnicas-e-vivencias-em-gestalt-terapia.png

Gestalt é uma palavra alemã, traduzida aproximadamente por “configuração”, totalidade, um todo que é uma realidade em si, diferente da soma de suas partes. O sentido da experiência está em como os elementos da mesma estão configurados em um todo significativo. Este conceito reflete a própria essência da Gestalt Terapia, cujas bases teóricas estão fundamentadas na Psicologia da Gestalt, na Teoria de Campo, na Psicologia Organísmica, no Holismo e na Psicanálise.

Surgindo originalmente como uma proposta psicoterápica, a Gestalt Terapia não tem restrições de clientela, trabalhando em nível individual e grupal, com casais, família, em psicoterapia longa ou breve. Atualmente, a Gestalt Terapia é uma abordagem que vem sendo também utilizada nas áreas organizacional, hospitalar, sócio-comunitária,.na psicologia esportiva e de emergências, além da sua aplicação na área de educação, com a Gestalt pedagogia.

A meta da Gestalt-terapia é que sua clientela possa alcançar um nível de integração suficiente, que lhe permita levar adiante o seu próprio processo de desenvolvimento, ter a custódia sobre seus atos e ampliar a sua consciência. A Gestalt terapia trabalha com o método fenomenológico; partindo do pressuposto de que a realidade é sempre realidade para uma consciência, a intervenção do gestalt-terapeuta surge a partir da unicidade de cada contato, onde cada cliente é único e cada momento é único.

bottom of page